O que é uma AUDITORIA DE MARCAS?

 

12 PERGUNTAS FUNDAMENTAIS
FACILIDADES E BENEFÍCIOS DE UMA AUDITORIA

É comum que as grandes empresas tenham um número considerável de marcas depositadas / registradas em seu nome – geralmente mais de 500 marcas –, sendo que apenas uma pequena parcela dessas marcas é efetivamente utilizada. E isso geralmente implica em gastos desnecessários.

Exatamente para evitar esse problema é que existe a Auditoria de Marcas, que nada mais é que uma avaliação detalhada de todas as marcas de uma empresa, com o objetivo de determinar a situação dessas marcas, tanto do ponto de vista legal, como sob a perspectiva do Marketing.

E foi para atender essa necessidade que a D.Portilho desenvolveu o método D.Portilho de Auditoria de Marcas, que permite uma visão abrangente e completa de todo o portifólio de marcas de uma empresa ou de um grupo de empresas, independentemente de as marcas que compõem esse portifólio estarem sob a responsabilidade de um ou mais escritórios de Propriedade Intelectual.

Pode-se dizer assim que a Auditoria de Marcas D.Portilho funciona como um verdadeiro Raio X do portifólio de marcas da empresa, respondendo a

12 PERGUNTAS FUNDAMENTAIS:

  1. Todas as marcas da empresa estão adequadamente protegidas?
  2. Há registros de marcas que estão sendo mantidos desnecessariamente e que, portanto, estão acarretando gastos com prorrogações também desnecessárias?
  3. Existem registros vulneráveis à caducidade?
  4. Existem marcas registradas que não estão sendo usadas, mas que poderiam vir a ser prontamente utilizadas pelo Marketing para identificar novos produtos, licenciadas ou até mesmo vendidas?
  5. Há contrato(s) de licença de uso de marca (LUM) e todas as marcas licenciadas estão devidamente incluídas nesse(s) contrato(s)?
  6. Existe algum produto da empresa no mercado cuja marca não tenha sido registrada, ou sequer depositada e que, portanto, esteja desprotegida?
  7. A titularidade de todos os pedidos e registros está devidamente averbada?
  8. Existe alguma marca que esteja sendo usada de forma inapropriada, correndo o risco de se tornar genérica, ou seja, um termo de uso comum?
  9. O uso dos símbolos marcários – ® ™ © – está sendo feito de forma apropriada e correta, em especial nas marcas dos produtos para exportação?
  10. Existe algum produto cuja forma ou embalagem seja bastante distintiva (trade dress) e que, portanto, deva ser objeto de proteção?
  11. A empresa faz uso de slogans e seu uso está adequadamente documentado?
  12. Existe alguma marca não-tradicional (sonoras, olfativas, de posição, de movimento, hologramas, etc.) e qual proteção poderia ser dada a elas?

Se você demora mais tempo para obter essas informações do que para achar um email na sua caixa de entrada, está na hora de você conhecer as facilidades e benefícios que a Auditoria de Marcas D.Portilho pode lhe proporcionar.

Além da comodidade de ter as informações à mão, você terá:

  • Redução de despesas com buscas e com depósitos de novas marcas.
  • Agilidade na tomada de decisões que envolvam as marcas da empresa – tanto dos produtos / serviços existentes, como dos que venham a ser lançados.
  • Redução de custos com a manutenção e prorrogação de registros desnecessários.
  • Possibilidade de obtenção de receita por meio do licenciamento ou mesmo da venda de marcas não utilizadas pela empresa, dentre muitas outras.
  • O que é uma AUDITORIA DE MARCAS?

     

    12 PERGUNTAS FUNDAMENTAIS
    FACILIDADES E BENEFÍCIOS DE UMA AUDITORIA

    É comum que as grandes empresas tenham um número considerável de marcas depositadas / registradas em seu nome – geralmente mais de 500 marcas –, sendo que apenas uma pequena parcela dessas marcas é efetivamente utilizada. E isso geralmente implica em gastos desnecessários.

    Exatamente para evitar esse problema é que existe a Auditoria de Marcas, que nada mais é que uma avaliação detalhada de todas as marcas de uma empresa, com o objetivo de determinar a situação dessas marcas, tanto do ponto de vista legal, como sob a perspectiva do Marketing.

    E foi para atender essa necessidade que a D.Portilho desenvolveu o método D.Portilho de Auditoria de Marcas, que permite uma visão abrangente e completa de todo o portifólio de marcas de uma empresa ou de um grupo de empresas, independentemente de as marcas que compõem esse portifólio estarem sob a responsabilidade de um ou mais escritórios de Propriedade Intelectual.

    Pode-se dizer assim que a Auditoria de Marcas D.Portilho funciona como um verdadeiro Raio X do portifólio de marcas da empresa, respondendo a

    12 PERGUNTAS FUNDAMENTAIS:

    1. Todas as marcas da empresa estão adequadamente protegidas?
    2. Há registros de marcas que estão sendo mantidos desnecessariamente e que, portanto, estão acarretando gastos com prorrogações também desnecessárias?
    3. Existem registros vulneráveis à caducidade?
    4. Existem marcas registradas que não estão sendo usadas, mas que poderiam vir a ser prontamente utilizadas pelo Marketing para identificar novos produtos, licenciadas ou até mesmo vendidas?
    5. Há contrato(s) de licença de uso de marca (LUM) e todas as marcas licenciadas estão devidamente incluídas nesse(s) contrato(s)?
    6. Existe algum produto da empresa no mercado cuja marca não tenha sido registrada, ou sequer depositada e que, portanto, esteja desprotegida?
    7. A titularidade de todos os pedidos e registros está devidamente averbada?
    8. Existe alguma marca que esteja sendo usada de forma inapropriada, correndo o risco de se tornar genérica, ou seja, um termo de uso comum?
    9. O uso dos símbolos marcários – ® ™ © – está sendo feito de forma apropriada e correta, em especial nas marcas dos produtos para exportação?
    10. Existe algum produto cuja forma ou embalagem seja bastante distintiva (trade dress) e que, portanto, deva ser objeto de proteção?
    11. A empresa faz uso de slogans e seu uso está adequadamente documentado?
    12. Existe alguma marca não-tradicional (sonoras, olfativas, de posição, de movimento, hologramas, etc.) e qual proteção poderia ser dada a elas?

    Se você demora mais tempo para obter essas informações do que para achar um email na sua caixa de entrada, está na hora de você conhecer as facilidades e benefícios que a Auditoria de Marcas D.Portilho pode lhe proporcionar.

    Além da comodidade de ter as informações à mão, você terá:

  • Redução de despesas com buscas e com depósitos de novas marcas.
  • Agilidade na tomada de decisões que envolvam as marcas da empresa – tanto dos produtos / serviços existentes, como dos que venham a ser lançados.
  • Redução de custos com a manutenção e prorrogação de registros desnecessários.
  • Possibilidade de obtenção de receita por meio do licenciamento ou mesmo da venda de marcas não utilizadas pela empresa, dentre muitas outras.